Boletim SINEPE/NOPR – 21 de novembro de 2017
Boletim SINEPE/NOPR – 21 de novembro de 2017.
Diretoria do Sinepe/NOPR 2017/2019 é empossada
Tomou posse na sexta-feira, dia 17 de novembro, no Clube Hípico de Maringá, a diretoria do Sinepe/Nopr, eleita em setembro por gestores de instituições privadas de ensino de 114 municípios. Reeleito, o professor José Carlos Barbieri vai para sua quarta gestão à frente do sindicato. Ele dirigiu a entidade nos anos de 2007 a 2011 e de 2015 a 2017.
Temas nacionais
Em seu discurso de posse, José Carlos Barbieri abordou temas como a Reforma Trabalhista, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o crescimento do ensino a distância (EAD) e falou sobre a necessidade de investimentos em educação no país para melhorar os índices comparativos com outros países do mundo.
Reforma Trabalhista
“A reforma trabalhista traz segurança jurídica para as empresas e reduz os conflitos e passivos com ex-funcionários. Ou seja, é uma medida que traz benefícios para ambos os lados, empresas e trabalhadores. A reforma também apresenta grandes responsabilidades principalmente porque transforma a contribuição sindical patronal de valor obrigatório em facultativo”, explicou.
BNCC
Barbieri lembrou que o Sinepe/Nopr organizou vários eventos para conscientizar os gestores da escola sobre as mudanças na BNCC. “Um dos alertas dados foi de que o documento não deve ser interpretado de forma literal, mas sirva como referência para que cada escola construa seu próprio currículo em comum acordo com a comunidade escolar local”.
Situação do ensino no país
Barbieri apresentou dados publicados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), referentes a 2015, mostrando que mais da metade dos adultos, com idade entre 25 e 64 anos, não tinham acesso ao ensino médio e 17% da população sequer tinham concluído o ensino básico. “São dados preocupantes. Na média dos países da OCDE, 22% de adultos não chegaram ao ensino médio e 2% não concluíram o básico”, frisou, informando ainda que no Brasil, quase 75% dos estudantes no ensino superior estão em instituições privadas, contra cerca de 33% da média dos países da OCDE.
Fies
Segundo Barbieri, para melhorar alguns dados, é preciso aprimorar e honrar os mecanismos de financiamento estudantil. Ele argumentou ainda que as pesquisas indicam que pessoas com diploma de ensino superior têm 10% mais chances de serem empregados e ganharão, em média, 56% mais do que os adultos que só completaram o ensino médio.
Federações presentes
Várias autoridades discursaram durante a posse da nova diretoria do Sinepe/Nopr. O sindicato é associado tanto à Fenep (Federação Nacional das Escolas Particulares) quanto à Fepesul (Federação dos Estabelecimentos Particulares de Ensino da Região Sul). Os presidentes das duas instituições estiveram presentes na cerimônia.
Fepesul
O professor Osvino Toillier preside a Fepesul que, segundo ele, representa oito sindicatos e um total 5.914 escolas de educação básica ao ensino superior, somando cerca de 1,700 milhão de estudantes nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Toillier elogiou a diretoria do Sinepe, enaltecendo a liderança de José Carlos Barbieri.
Fenep
O presidente da Fenep, Ademar Batista Pereira, disse que 41 mil escolas filiadas da instituição possuem juntas mais de 15 milhões de alunos, sendo que o setor é responsável por 1,7% do PIB brasileiro. Pereira frisou que sindicatos como o Sinepe/Nopr são fundamentais na luta da federação pela Reforma Tributária e para desonerar as escolas particulares.
Autoridades locais
O vice-prefeito, Edson Scabora, e a secretária de Educação, Valkiria Trindade de Almeida Santos, representaram o Município na posse. Scabora disse que Barbieri tem se superado à frente do sindicato, unindo forças para o crescimento do setor. Valkiria ressaltou que o presidente do Sinepe/Nopr é agregador e se tornou um espelho para todos.
Codem
O presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem) lembrou a participação de José Carlos Barbieri na elaboração dos projetos que apontam a cidade ideal para 2047, especialmente no setor de Educação. “Barbieri tem participado ativamente das reuniões. Destacamos vários setores que são fundamentais para nosso futuro, e, sem dúvida, a Educação é aquele que vai colaborar mais para atingirmos nossos objetivos”, destacou Rezende.
Mais lideranças
O presidente da Acim, José Carlos Valêncio, lembrou que José Carlos Barbieri é vice-presidente da associação, onde colabora como voluntário e representante do setor da Educação. O reitor Wilson Matos, ex-presidente do Conselho Superior do Sinepe/Nopr, foi quem empossou a nova diretoria e destacou que o sindicato é um instrumento para que as instituições de ensino continuem sendo agentes de formação de uma nova sociedade.
Homenagens
Durante a cerimônia, os presidentes que passaram pelo Sinepe/Nopr, Amauri Meller, Arnaldo Antonio Piloto, Carlos Anselmo Corrêa, Claudio Ferdinandi, Carlos Barbieri e Wilson de Matos Silva Filho, foram homenageados.
Diretoria 2017/2019
Conselho de Administração
Presidente
Prof. José Carlos Barbieri
Vice-Presidente
Prof. Wilson de Matos Silva Filho
Vice-Presidente de Orçamento e Finanças
Prof. Djalma da Rocha Martins
Vice-Presidente de Documentação
Prof. Claudio Ferdinandi
Vice-Presidente para Assuntos do Ensino Superior
Prof. Pedro Henrique Montans Baer
Vice-Presidente para Assuntos do Ensino Médio
Prof. Vanderlei Alves Ferreira
Vice-Presidente para Assuntos do Ensino Fundamental e da Educ. Infantil
Profa. Eliza Mitie Shiozaki
Vice-Presidente para Assuntos de Capacitação Profissional
Profa. Silvia Christiane Goya
Vice-Presidente para Eventos e Campanhas Sociais
Prof. Miguel Ângelo de Marchi dos Santos
Conselho Superior
Presidente
Prof. Arnaldo Antonio Piloto
Conselho Fiscal
Titulares:
Prof. Emerson Avelar Garcia
Prof. Jânio Tramontin Paganini
Prof. Adair Dumas
Suplentes:
Prof. Agnaldo de Jesus Rossini
Prof. Edson Ribeiro Scabora
Profa. Cristiane Resquiti Paulino Strozzi
Maringá, 21 de novembro de 2017.
Assessoria de imprensa SINEPE/NOPR