Boletim SINEPE/NOPR – 16 de novembro de 2017
Boletim SINEPE/NOPR – 16 de novembro de 2017.
Posse da diretoria do Sinepe/NOPR será no dia 17
A posse da diretoria do Sinepe/Nopr, eleita em outubro por gestores de instituições privadas de ensino de 114 municípios, será nesta sexta-feira, dia 17, às 20 horas, no Clube Hípico de Maringá. José Carlos Barbieri, reeleito, será empossado para sua quarta gestão à frente do sindicato. Veja no final deste boletim a diretoria e conselhos.
Câmara de Ensino do Codem
O presidente do Sinepe/Nopr, José Carlos Barbieri, informa que esta semana foi realizada a última reunião da Câmara da Educação do Codem 3.0 visando o planejamento do setor. Durante os trabalhos, foram elaboradas a Visão de Futuro e Diretrizes do setor. O trabalho teve início com 38 voluntários das mais diversas instituições e de todos os níveis de ensino.
Visão de Futuro
O trabalho foi coordenado pela consultora do Sebrae Sirmei Amaral. A Visão de Futuro definida foi: “Ser referência na Educação transformadora, inclusiva, acessível e inovadora para formação de indivíduos autônomos e críticos, sustentada por educadores valorizados e qualificados”.
Diretrizes
As diretrizes que garantirão que a visão de futuro será atingida são: “estabelecer uma governança envolvendo entidades e associações educacionais; implementar políticas de formação básica continuada; criar políticas de fomento à pesquisa aplicada e disruptiva com foco na inovação; estabelecer convênios e parcerias para desenvolvimento da pesquisa entre instituições de ensino e empresas; garantir programas de inovação tecnológica voltados as novas etapas da educação, proporcionando o acesso ao conhecimento globalizado; ampliar as linhas de pesquisa para áreas inovadoras, conforme as tendências e demandas; criar mecanismos e estruturas de acesso e permanência na educação para todas as camadas e níveis socioeconômicos; promover a valorização financeira e profissional, dos professores das licenciaturas nas instituição de educação local e regional e estabelecer políticas de permanência de profissionais altamente qualificados”.
Universidade para Todos
O deputado João Daniel (PT-SE) apresentou à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), seu parecer, favorável à aprovação do Projeto de Lei nº 7700, de 2015, do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), que estende o atendimento do Programa Universidade para Todos aos estudantes beneficiados com bolsa parcial no ensino médio privado. Agora a matéria encontra-se pronta para pauta na CCJC.
Vai para Plenário
O Projeto já recebeu parecer contrário do deputado Waldenor Pereira (PT-BA), no âmbito da Comissão de Educação (CE) e favorável do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) na Comissão de Finanças e Tributação (CFT). A matéria tramitava de forma conclusiva nessas comissões, entretanto, como recebeu pareceres divergentes, fica sujeita à apreciação do Plenário, após análise da CCJC.
Registro de atos de empresários e empresas
O Projeto de Lei nº 7751, de 2010, do senador Adelmir Santana (DEM-DF), que consolida e atualiza a legislação federal sobre registro de atos de empresário e de sociedade empresária, foi devolvido pelo relator, deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), que deixou de ser membro da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). Agora o Projeto aguarda a designação de um novo relator na Comissão.
Recursos para o Fies
O Ministério da Educação liberou na segunda-feira, 13, R$ 43,85 milhões para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os recursos foram encaminhados ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao MEC e que opera o Fies, para serem repassados ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc), administrado pelo Banco do Brasil.
Sem fiadores
O Fgeduc elimina a necessidade de os estudantes apresentarem fiadores quando contratam o financiamento. Para as mantenedoras que participam do Fies, garante até 90% do risco de inadimplência das operações. A contribuição para o fundo ocorre a cada mês por meio da Comissão de Concessão de Garantia e corresponde a 6,25% sobre as operações garantidas pelo Fgeduc.
Diretoria do Sinepe 2017/2019
Conselho de Administração
Presidente
Prof. José Carlos Barbieri
Vice-Presidente
Prof. Wilson de Matos Silva Filho
Vice-Presidente de Orçamento e Finanças
Prof. Djalma da Rocha Martins
Vice-Presidente de Documentação
Prof. Claudio Ferdinandi
Vice-Presidente para Assuntos do Ensino Superior
Prof. Pedro Henrique Montans Baer
Vice-Presidente para Assuntos do Ensino Médio
Prof. Vanderlei Alves Ferreira
Vice-Presidente para Assuntos do Ensino Fundamental e da Educ. Infantil
Profa. Eliza Mitie Shiozaki
Vice-Presidente para Assuntos de Capacitação Profissional
Profa. Silvia Christiane Goya
Vice-Presidente para Eventos e Campanhas Sociais
Prof. Miguel Ângelo de Marchi dos Santos
Conselho Superior
Presidente
Prof. Arnaldo Antonio Piloto
Conselho Fiscal
Titulares:
Prof. Emerson Avelar Garcia
Prof. Jânio Tramontin Paganini
Prof. Adair Dumas
Suplentes:
Prof. Agnaldo de Jesus Rossini
Prof. Edson Ribeiro Scabora
Profa. Cristiane Resquiti Paulino Strozzi
Maringá, 16 de novembro de2017.
Assessoria de imprensa SINEPE/NOPR.