Boletim SINEPE/NOPR – 08 de fevereiro de 2018
Boletim SINEPE/NOPR – 08 de fevereiro de 2018.
Convocação do Sisu será feita a partir de sexta-feira
Terminou ontem, 7, o prazo para os candidatos ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) se inscreverem na lista de espera de uma vaga. A convocação dos estudantes pelas instituições será feita a partir do dia 9, sexta. Os candidatos também podem acompanhar sua inscrição pelo aplicativo para celulares, disponível para Android e IOS. A ferramenta permite ainda acessar as classificações parciais e notas de corte, ver o resultado final e a lista de aprovados.
Recorde de vagas
Este ano, a oferta sinaliza um número recorde de vagas – 239.716, no total –, distribuídas em 130 instituições, sendo 30 instituições públicas estaduais (um centro universitário, sete faculdades e 22 universidades) e 100 públicas federais, com dois centros de educação tecnológica, uma faculdade, 61 universidades e 36 institutos federais de educação, ciência e tecnologia. (MEC)
IES proporão ajustes nos novos instrumentos de avaliação
O diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Janguiê Diniz, diz que “houve uma evolução em vários pontos do novo marco regulatório de avaliação da educação superior, mas também há aspectos negativos, como o aumento da subjetividade da avaliação”. Por isso, segundo ele, a associação enviará um documento ao Inep detalhando pontos que precisam ser aprimorados nos novos instrumentos de avaliação”.
Capacitação dos avaliadores
Além da subjetividade, outra preocupação do setor diz respeito ao processo de capacitação dos avaliadores do Inep. “Começou da maneira correta porque já está capacitando para o EAD e, na sequência, capacitará os avaliadores para a modalidade presencial. Nosso papel social é cuidar para que a avaliação funcione da melhor forma. Também precisamos apostar que as pessoas são sérias e que estão trabalhando para o bem nacional”, sintetizou Paulo Chanan, membro do Conselho de Administração da ABMES.
Inovação
A discussão aconteceu durante o seminário “Os instrumentos de avaliação da educação superior no contexto da nova legislação” realizado esta semana em Brasília. Ao falar sobre o quesito inovação trazido pela nova legislação, o especialista Maximiliano Damas esclareceu que o conceito não significa necessariamente algo novo, mas uma ação pensada para resolver determinada questão.
Conceitos
A assessora da presidência da ABMES, Iara de Xavier, e também pelo consultor jurídico da Associação, José Roberto Covac disseram que o conceito começa a ser fragilizado em uma série de avaliações, seja no Conceito Preliminar de Curso (CPC), seja no Índice Geral de Cursos (IGC). “Por isso, as instituições de educação superior precisam trabalhar para alcançar, pelo menos, o conceito 4”, enfatizou Covac.
Bibliotecas Digitais
Sobre a implementação de bibliotecas virtuais, Maximiliano Damas disse que “o acervo digital deverá ser utilizado como complementação do físico e vice-versa. O uso apenas do digital somente poderá acontecer se ele atender a todos os requisitos estipulados no PPC [Projeto Pedagógico do Curso]”.
Projeto de Autoavaliação
Iara ainda chamou a atenção para que as instituições mexam no projeto de autoavaliação. “É preciso reestruturar esse processo para que fique em consonância com tudo o que estamos discutindo. Em 31 de março todas as IES terão que depositar no e-MEC o relatório de avaliação referente a 2017, e enviar um relatório sem dizer que a instituição se preparou para tudo isso será um equívoco, já que a autoavaliação possui papel estratégico na avaliação”. (Portal da ABMES)
Os benefícios da prática de mindfulness no ambiente escolar Revista da Educação
O uso das práticas de atenção plena (mindfulness) nos ambientes educacionais tem se tornado cada vez mais frequente em todo o mundo. Sabe-se que elas ajudam os estudantes a aprimorar a atenção em classe, a regular melhor suas emoções e a adquirir maior habilidade nas interrelações sociais. Mas, para entendermos esses efeitos, precisamos saber primeiro o que é atenção plena e como ela atua, gerando tantas consequências desejáveis para estudantes e educadores.
Consciência do momento presente
Mindfulness é uma palavra da língua inglesa que não tem um equivalente exato em português. O adjetivo mindful se refere a quem está atento ou consciente de alguma coisa, e mindfulness seria assim o estado de estar atento, de estar consciente. Em termos operacionais, mindfulness tem sido definida como a consciência do momento presente, quando fixamos nele nossa atenção voluntária, suspendendo qualquer julgamento sobre o que aparece em nosso fluxo de consciência e deixando fluir as experiências ao longo do tempo. Ou seja, como o momento presente é fugaz, mantemos a atenção plena na sequência de momentos presentes, da maneira como eles se apresentam à nossa consciência.
Atenção voluntária
A prática de mindfulness envolve treinar a atenção voluntária, portanto é de esperar que ocorra alteração na capacidade atencional da pessoa que medita. E isso é precisamente o que ocorre. O esforço em focar a atenção promove modificações nos circuitos que a sustentam e no córtex do cíngulo anterior, o que aumenta a habilidade de permanecer consciente do momento atual: a capacidade de estar realmente presente, e não perdido em divagações.
Redução do estresse
Outro efeito relevante da prática de mindfulness é uma modificação na reatividade emocional: as pessoas que meditam costumam ser menos tomadas por impulsos emocionais e, quando isso acontece, conseguem retornar à normalidade mais rapidamente. As pesquisas sugerem que isso decorre de um maior controle da região pré-frontal sobre a amígdala cerebral. Essa última estrutura é responsável por detectar situações com significado emocional e desencadear as respostas periféricas que caracterizam nossa resposta a essas situações. Saiba mais sobre a prática do mindfulness no endereção http://www.revistaeducacao.com.br/.
Sobe número de escolas internacionais em SP
O número de alunos em escolas internacionais subiu, em média, 6% ao ano na última década na cidade de São Paulo, segundo a Bain & Company, uma empresa de consultoria estratégica. Entre as particulares como um todo, o aumento foi de 4%. As instituições internacionais de ensino, na capital paulista, podem ter, em média, mensalidades de até R$ 7 mil.
Recessão x Educação
O estudo reconhece que a recessão também foi sentida no topo da pirâmide econômica, mas que os pais tendem a preservar a educação dos filhos, cortando despesas em outras áreas. O cenário, no geral, mostra um potencial para expansão no setor, tanto das próprias escolas como por convênios e parcerias com outros colégios. (UOL Educação)
Maringá, 08 de fevereiro de 2018.
Assessoria de imprensa SINEPE/NOPR.