Boletim SINEPE/NOPR – 06 de fevereiro de 2018
Boletim SINEPE/NOPR – 06 de fevereiro de 2018.
Sisu: prazo vence nesta quarta-feira
Os candidatos ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que pretendem concorrer a uma vaga na lista de espera têm prazo até esta quarta-feira, 7 de fevereiro, para manifestar seu interesse. Basta consultar o boletim do candidato na página do programa. A convocação desses candidatos pelas instituições será feita a partir de 9 de fevereiro.
Vagas
Este ano são ofertadas 239.716 vagas em 130 instituições, sendo 30 instituições públicas estaduais – um centro universitário, sete faculdades e 22 universidades – e 100 públicas federais, com dois centros de educação tecnológica, uma faculdade, 36 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e 61 universidades. Acesse aqui a página do programa. (MEC)
Formulário do Censup está disponível
Instituições de educação superior públicas e particulares de todo o país já podem preencher o formulário do Censo de Educação Superior (Censup) 2017. O sistema estará aberto para preenchimento de informações até o dia 24 de abril deste ano. O preenchimento dos dados é de responsabilidade do Pesquisador Institucional (PI), representante oficial da instituição junto ao Inep. É o PI que responde aos questionários eletrônicos do sistema, verifica e corrige possíveis inconsistências e responde qualquer questionamento.
Preenchimento do questionário
Durante o período de preenchimento do questionário, os pesquisadores podem fazer, a qualquer momento, alterações ou inclusões necessárias nos dados das respectivas instituições. Após esse período, o Inep verifica a consistência das informações coletadas. O sistema do censo é então reaberto para conferência e validação dos dados pelas instituições. (MEC)
“Efeitos perversos das redes sociais” são questionados
O jornal Folha de S.Paulo divulgou ontem que diversos profissionais de tecnologia do Vale do Silício que estiveram entre os primeiros empregados do Facebook e do Google, alarmados com os efeitos perversos das redes sociais e smartphones, estão se unindo para desafiar as empresas que ajudaram a construir.
Por uma tecnologia humana
Os especialistas formaram uma organização chamada Centro para Uma Tecnologia Humana. Em parceria com a Common Sense Media, uma organização sem fins lucrativos que fiscaliza a mídia, o grupo planeja um esforço de lobby contra o vício em tecnologia e uma campanha de propaganda nas 55 mil escolas públicas dos Estados Unidos.
Especialistas querem preservar as crianças
O efeito da tecnologia se tornou alvo de intenso debate. Em janeiro, dois grandes investidores de Wall Street pediram que a Apple estudasse os efeitos de seus produtos sobre a saúde, e que facilitasse a limitação do uso de iPhones e iPads por crianças. Especialistas em pediatria e saúde mental apelaram ao Facebook na semana passada para que abandone o serviço de mensagens que a empresa criou para crianças a partir dos seis anos de idade. Grupos de pais também expressaram preocupação com o YouTube Kids, produto dirigido a crianças que às vezes posta conteúdo perturbador.
Sai resultado do Encceja
O resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para o ensino médio foi divulgado nesta segunda-feira, 5, pelo Inep, autarquia vinculada ao Ministério da Educação. Para acessá-lo, os candidatos devem acessar a página do exame na internet, com número do CPF e senha cadastrada no momento da inscrição. Com provas realizadas em novembro do ano passado, a edição 2017 do Encceja registrou 1.575.561 inscritos, dos quais 1.272.279 (81%) fizeram a prova para obtenção de certificado do ensino médio. (MEC)
Nesta quinta-feira, audiência pública tratará do PNLD
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) transmite ao vivo nesta quinta-feira, 8, em seu canal do Youtube, a partir das 10h, audiência pública sobre o edital que tratará do processo de inscrição e avaliação de obras didáticas e literárias para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Essas obras a que o edital se refere serão destinadas aos estudantes e professores dos anos finais do ensino fundamental (sexto ao nono ano) das escolas da educação básica pública, das redes federal, estaduais, municipais e do Distrito Federal. (MEC, com informações do FNDE)
Maringá, 06 de fevereiro de 2018.
Assessoria de imprensa SINEPE/NOPR.