Boletim SINEPE/NOPR – 27 de fevereiro de 2018.
Boletim SINEPE/NOPR – 27 de fevereiro de 2018.
Boletim SINEPE/NOPR – 27 de fevereiro de 2018.
Inscrições para o Fies terminam nesta quarta-feira
As inscrições para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que oferece o financiamento de cursos de ensino superior em instituições particulares para candidatos que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) se encerra nesta quarta-feira, às 23h59. Para o primeiro semestre deste ano, são oferecidas 155 mil vagas.
Financiamento particular reaquece IES particulares
Matéria veiculada na edição do último dia 22 do Bom Dia Brasil (https://globoplay.globo.com/v/6522890/programa/), da Rede Globo, apresenta as bolsas de estudo e parcerias estabelecidas por instituições de educação superior como alternativas para alunos que não conseguiram o financiamento estudantil do governo federal, o Fies. De acordo com a reportagem, a prática trata-se de uma novidade que tem ajudado não apenas os estudantes, mas também as faculdades que têm vagas ociosas.
Estancamento
A novidade surgiu com a crise financeira do país e após a imposição de limitações dos financiamentos pelo governo federal. Segundo a reportagem, as universidades perderam 30% dos alunos e os financiamentos particulares estão contribuindo para a sobrevivência das escolas. “De acordo com a estratégia de cada IES, elas disponibilizam um número de bolsas para cada curso”, afirma Sólon Caldas, diretor executivo da ABMES.
Financiamentos para educação em direitos humanos
Projetos de cinco universidades públicas brasileiras dedicados à temática da educação em direitos humanos e diversidades foram selecionados para receber financiamento por 24 meses de pesquisa. O novo programa, uma parceria da Capes com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), do Ministério da Educação, teve resultado final divulgado nesta segunda-feira, 26.
Diversidade
A seleção teve o objetivo de aprofundar as análises acerca das relações, desdobramentos e implicações envolvendo a área de direitos humanos e diversidade, além de estimular a criação, o fortalecimento e a ampliação de áreas de concentração sobre esta temática em programas de pós-graduação stricto sensu.
Financiáveis
Os recursos do edital serão destinados ao financiamento de itens de custeio, capital e bolsas. Serão financiadas despesas de custeio relacionadas às atividades do projeto, de passagens e diárias para participação em eventos (científico-acadêmico) relacionados à área de interesse do projeto no Brasil, despesas de capital para a aquisição de equipamentos e materiais, além de bolsas com valores fixados de acordo com normas específicas da Capes e duração de até 24 meses vinculada ao prazo de vigência do projeto, nas modalidades iniciação científica, mestrado e pós-doutorado.
Neto de Gandhi participa de Fórum
Arun Gandhi, neto de Mohandas Mahatma Gandhi participou no último final de semana do 1º Fórum Campinas pela Paz, no interior paulista. Arun é fundador e dirigente do Gandhi Worldwide Education Institute, voltado para a área de educação de crianças na Índia, e viaja pelo mundo como palestrante, propagando a cultura de paz, a educação e a inclusão.
Promoção da paz
O Pacto é uma iniciativa conjunta do MEC e do Ministério da Justiça e Cidadania para a promoção da educação em direitos humanos na educação superior. Fórum – Foram dois dias de palestras, painéis, debates, oficinas e apresentações culturais a fim de promover a cultura de paz e popularizar o tema. Ao mesmo tempo, incentivar ações de continuidade após a realização do evento. MEC
Educação pública
“A educação pública precisa virar o centro das atenções, do contrário a gente vai ficar sempre distante daquilo que ocorre nas principais nações do mundo”. A afirmação é do ministro da Educação, Mendonça Filho, durante seminário realizado nesta segunda-feira, 26, em Barreiros-PE.
Capacitação em gestão da inovação
Professores da rede de institutos federais de todo o país iniciaram nesta segunda-feira o curso Capacitação em gestão da inovação, promovido pelo MEC e apoiado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). As aulas são realizadas nos mesmos moldes do programa Innovation Management Professional (IMP), oferecido pela maior instituição de ensino privado da Alemanha, a Steinbeis University Berlin, e buscam promover a inovação com base na transferência de conhecimento e gestão da inovação.
Maringá, 27 de fevereiro de 2018.
Assessoria de imprensa SINEPE/NOPR.